Taxa de compressão
Olá pessoal, desta vez quero fazer um artigo relacionado à relação de compressão dos motores.
Tentarei fazer um texto de forma simples para que todos possam entender.
O que é relação de compressão? E porque é necessário ajustar a taxa de compressão em motores preparados? Que diferença faz em ter uma taxa de compressão alta ou baixa?
Então vamos lá pessoal, a taxa de compressão está diretamente relacionada ao bom desempenho e funcionamento do motor ou mal funcionamento.
Existe um limite de mínimo e máximo de compressão para motores 4 tempos à gasolina ou álcool.
Para sabermos a relação de compressão de um determinado motor nós vemos as informações nos Manuais de serviço de cada modelo, mas se não tivermos acesso à essas informações fazemos da seguinte maneira.
primeiramente temos que saber como calcular a capacidade cúbica ou cilindrada do motor.
Para saber quantas cilindradas tem o motor fazemos da seguinte maneira, se você não tiver acesso à informações do manual de serviço você precisará retirar o cabeçote do motor e deixar o pistão no cilindro, no motor.
Sem o cabeçote ,coloque o paquímetro apoiado na cabeça do pistão girando o virabrequim com o auxílio de uma chave L , gire até o pistão do ponto morto superior atingir o ponto morto inferior, esta distancia medida é denominada de curso do pistão, é a distancia em que o pistão percorre desde o ponto mais alto ao ponto mais baixo e o volume admitido é calculado em cilindrada.
Vamos usar como exemplo o motor da Titan 150 .
O curso do pistão da Titan 150 é de 57,8mm, ou seja desde a parte mais alta no topo atá a parte mais baixa o pistão percorre 57,8 mm.
Então anotemos o curso do pistão: 57,8 mm.
Agora que já sabemos o curso do pistão teremos que saber o diâmetro do pistão. Para sabermos o diâmetro do pistão é só medir com um paquímetro ou micrômetro o diâmetro do pistão, o pistão é medido 20mm de baixo pra cima em sua saia.
O diâmetro do pistão original da Titan 150 é : 57,3mm.
O cálculo usado é o seguinte: este número eu vou demominar de PIN= 3.141592654
O PIN é usado para todos os cálculos de cilindradas para qualquer tipo de motor, então veja como vai ficar:
Para quem teve dificuldade em fazer este cálculo de cilindrada clique aqui e baixe minha tabela automática de cálculo de cilindrada, fica bem fácil com esta planilha para saber exatamente pra que cilindrada o motor vai ficar depois de sofrer uma alteração de diâmetro ou curso.
149 cm³ é o mesmo que 149 ml ou 149 mililitros, se você despejar 149 ML de óleo de motor dentro do cilindro com o pistão no seu ponto máximo inferior (ponto mais baixo) vai caber exatamente as 149 ML de óleo .
Agora que sabemos a cilindrada do motor , vamos descobrir qual é a relação de compressão deste motor:
Para saber a relação de compressão do motor necessitamos calcular o volume da câmara de combustão.
O volume da câmara de combustão você consegue calcular da seguinte maneira:
Vire o cabeçote de cabeça para baixo e o apóie em uma superfície plana, Obs o cabeçote deve estar descarbonizado e com as válvulas e vela rosqueada.
você vai passar graxa na superfície plana do cabeçote e cubrir com um pedaço de vidro plano deixando só uma frestinha na Câmara de combustão por onde você vai aplicar com uma seringa de 10 ML óleo de motor ou fluído de freio, vai completando com óleo e marcando quantas Mls de óleo foram até encher completamente a câmara de combustão, veja esta imagem para melhor orientação:
Esta imagem mostra um cilindro de carro, mais o procedimento é o mesmo:
Então vamos lá, a relação de compressão que estamos querendo descobrir, como eu disse acima é da titan 150, já mostrei como calcular a cilindrada com base nos cálculos de cilindrada.
Cilindrada= 149ml ou cm³
Volume da câmara de combustão= 17,52ml ou cm³ incluindo volume dos espaço morto
O volume somente da câmara seria de 13,50ml mas foram adicionados 4,02ml de volume do "espaço morto do motor"' ( pequeno espaço entre o topo cilindro e pistão quando o pistão atinge o seu ponto máximo superior) incluindo as cavas do pistão e espaço da junta.
Então a relação de compressão é calculada da seguinte maneira:
Cilindrada(149ml ou cm³) + Volume da Câmara(17,52 ml ou cm³)
Dividido pelo volume da Câmara (17,52 ml ou cm³) = 9,5: 1 é a relação de compressão da Titan 150, ou seja todo o volume do cilindro + o volume da câmra de combustão foram comprimidos 9,5 partes em uma única parte que é a câmara de combustão do cabeçote.
Para descobrir o volume da câmara de combustão com os dados do manual de serviço você tem que fazer o seguinte cálculo:
Por exemplo vou usar as informações da Titan 150:
cilindrada: 149 cm³ taxa de compressão 9,5 : 1 ou seja 9,5 por 1
Faz se o seguinte cálculo:
149 : 9,5 -1 ou seja 8,5 então fica 149 : 8,5 = 17,52 mas lembre -se 17,52 é todo o volume entre o topo do pistão em seu ponto máximo superior e a câmara de combustão, não se pode pensar que esse volume é somente da câmara de combustão do cabeçote, porque tem que se descontar o volume do espaço da junta , cavas do pistão e em certos motores o pistão não fica rente, fica um pouco abaixo da superfície do topo do cilindro em seu ponto máximo superior ( este espaço entre o topo do pistão e topo do cilindro é denominado volume morto) e tem que se descontar esse volume para saber exatamente o volume da câmara de combustão.
Por exemplo vou usar as informações da Titan 150:
cilindrada: 149 cm³ taxa de compressão 9,5 : 1 ou seja 9,5 por 1
Faz se o seguinte cálculo:
149 : 9,5 -1 ou seja 8,5 então fica 149 : 8,5 = 17,52 mas lembre -se 17,52 é todo o volume entre o topo do pistão em seu ponto máximo superior e a câmara de combustão, não se pode pensar que esse volume é somente da câmara de combustão do cabeçote, porque tem que se descontar o volume do espaço da junta , cavas do pistão e em certos motores o pistão não fica rente, fica um pouco abaixo da superfície do topo do cilindro em seu ponto máximo superior ( este espaço entre o topo do pistão e topo do cilindro é denominado volume morto) e tem que se descontar esse volume para saber exatamente o volume da câmara de combustão.
Motores de motos convencionais à gasolina utilizam taxa de compressão de 8,8 :1 à 12:1, motores á álcool utilizam a relação de compressão de 10,5:1 a 13,5:1 motores preparados geralmente utilizam maior taxa de compressão Até 15:1 no álcool ou metanol, mas vale lembrar que a gasolina comum sem adição de chumbo suporta até no máximo 13,0:1 de compressão, compressão já cima disso pode causar pré-detonação ou pré-ignição, ou seja o motor explode a mistura antes de chegar completamente ao topo o pistão (antes da faísca ser liberada), fica exposto á severos desgastes. Já o alcool suporta e tem uma queima melhor com compressão mais elevada, de 11,0;1 à 15,0:1, mas funciona com compressão mais baixa também, até 9,0:1 o álcool funciona bem em motores de moto.
Compressão muito baixa pode dificultar a partida a frio, ou provocar oscilações no motor, lembrando que existe um limite mínimo de compressão, que é de 140 PSI, abaixo disso o motor vai oscilar a marcha lenta, sofrer desligadas repentinas, e perda notável de potência, se estiver com 110 ou 100 PSI o motor nem vai funcionar, seja com gasolina ou álcool.
Veja a relação de compressão de algumas motos aqui:
RC= RAZÃO OU RELAÇÃO DE COMPRESSÃO
VALORES ABAIXO REFRERENTE À MOTO ORIGINAL
NX - 4 Falcon -todas até a 400i RC= 8,8:1
Titan 150- todas até as injetadas e 150 sport RC= 9,5:1
CG 125 e Fan todos modelos RC= 9,2:1
CBX 250 Twister todos modelos RC= 9,3:1
Honda Biz 100 RC= 8,8:1
Honda bIZ 125 RC=9,3:1
CB 600 F Hornet "2009" RC= 12:1
CBR 1000 Fp RC= 10,5:1
OLÁ CÁSSIO TENHO UMA DÚVIDA SE EU SEI QUE O MOTOR ESTÁ COM 140 PSI É POSSÍVEL DESCOBRIR A TAXA DE COMPRESSÃO USANDO ESSE VALOR?
ResponderExcluir140
Excluirdivide por 14.7
sou parcialmente leigo sobre este assunto, mas venho acompanhando alguns videos seus e a catálogo de motos.
ResponderExcluirsou muito fã de moto e gostaria muito de aprender mais sobre os componentes e funcionamento de motores.
se alguém souber de cursos onde se possa aprender melhor, por favor.
sou de nova iguaçu RJ.
Senai tem cursos bom de motocicletas!
ExcluirMuito boa a matéria !!! Qual seria o limite ideal de compressão para deixar a moto a gasolina mais esperta e não danificar seus componentes ? Grato
ResponderExcluir10.5 para gasolina comum
ExcluirMinha moto Titan 150 troco lâmpada farol e queima pode ser o retificador ou .o que será vc pode me ajudar obrigado
Excluirfala cassio muito grato pelos videos
ResponderExcluirvc e um excelente profissional se posssivel manda umas informações da yes p mim queria deixa ela mas potente sem danifica ... ela e 125 bgdao mano
obrigado pelo trabalho
ResponderExcluirSeus videos são maravilhosos, dão uma noção clara e objetiva de motores. Sou apaixonado por mecânica de motos, já fiz um curso técnico na área e quero me especializar em motos esportivas. Estarei abrindo minha oficina e venda de peças de motos, logo, logo. Gostaria que você me indica-se uma escola boa que mexe com moto esportiva.
ResponderExcluirFala Cassio belza. Muito bom a ideia de compartilhar seu conhecimento com a galera.
ResponderExcluirCássio mecânico não tem erro!!!
ResponderExcluirCássio qual chave entra na cavidade do cabeçote para quebrar o torque das porcas dos prisioneiros do motor da CB 300 por que a L14 não entra na cavidade para chegar a porca do prisioneiro! Fala aí meu amigo !
ResponderExcluirPito 14 longo comprado em loja de vendas se pecas de carro
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá amigo Cássio td bem,também estou gostando muito dos seus vídeo continue postando parabéns.
ResponderExcluirTenho uma Fan esdi150 2012 gostaria de adquirir o manual de serviço dela vc teria
ResponderExcluirTudo bom Cássio qria uma ajuda de sua tenho uma Bros 2012 e estou qrd colocar um kit 190cc c o pistão 0.50 e comando 285° eu teria que fz algo mas no motor?
ResponderExcluirA injeção dela talvez n dê cnta de alimenta o pistão
ExcluirTudo bom Cássio qria uma ajuda de sua tenho uma Bros 2012 e estou qrd colocar um kit 190cc c o pistão 0.50 e comando 285° eu teria que fz algo mas no motor?
ResponderExcluirTudo bom Cássio qria uma ajuda de sua tenho uma Bros 2012 e estou qrd colocar um kit 190cc c o pistão 0.50 e comando 285° eu teria que fz algo mas no motor?
ResponderExcluirsim fazer um furo bem no meio do pistão e coloca outra vela.
ResponderExcluirblz cassio obrigado mesmo pela força que vc tem dado pra todos que te curtem seus videos obrigado mesmo me ajuda bastante principalmente na parte tecnica oq vc faz e mais que um curso profissionalizante ,obrigado mesmo deus te abençoe !!!
ResponderExcluirbom dia cássio tenho uma fazer 250 botei um pistão de 5mm queria saber qual taxa deixar, original é de 9,8:1 ficou 286,10cc
ResponderExcluirParabéns cara, muito bacana o seu blog, show!!!
ResponderExcluirParabéns cara, muito bacana o seu blog, show!!!
ResponderExcluirTambem gostei, legal mesmo....
ResponderExcluirVALEUU CASSIO MUITO BOM MESMO. ESTOU COM UMA FAN 125 COM KIT 190, ESCULTO A GALERA FALAR QUE TEM QUE FAZER UM SQUISH. PENSO EU SE FIZER ESSE SQUISH VAI MUDAR A TAXA DE COMPRESSÃO DELA. ELA ESTÁ COM DIAMENTRO DE 64,5 CURSO DE 57,8 O QUE DEVO FAZER?
ResponderExcluirVc fazendo o sqush vai almenta um pouco , mas muito pouco da câmara de combustão pelo fato da retirada de material , alimentando o volume consequentemente vai baixa a taxa ..... Sua moto do geito que tá aí 134 quase 135cc , ela tá com em torno de 10 de taxa oque é considerado uma taxa braba pra gasolina então creio que o squish tem que ser feito vai otimizar a queima do combustível em Sima do pistão e vai baixa um pouco a taxa ficando mas próximo do ideal pra gasolina e lembrando que uma taxa muito alta não seria o ideal se vc quer ter mas final , então com essa taxa que vc tá aí agora de 10 já seria ideal usar álcool se quiser obter final sem danifica pistão etc ....
ExcluirBoa tarde Cássio a tempo estou olhando seus vídeos e até o momento estou gostando muito tá de Parabéns... Bom eu tenho uma twister amarela q esta com 38200 km rodados, eu encontrei um kit no mercado livre que diz passar ela pra 290cc diz que é só retirar as peças q esta no motor e estala ela.. quais os prós e contra a respeito disso,vou danificar minha moto com o tempo por esse motivo?
ResponderExcluirBoa noite Cássio vi seus vídeos no youtube gostei muito bom excelente mesmo, sou kildery de surubim Pernambuco e aprendi um pouco com seus vídeos q e muito bom e queria aprender mais sobre motos aí queria comprar seus DVS ou VC mandava para meu e-mail; kildery_23@hotmail.com relembrando tenho interece e quero comprar. Aguardo resposta sua no meu e-mail repetindo kildery_23@hotmail.com ou (81) 998815407 valeu abraços fica com DEUS
ResponderExcluirBoa noite cara então funciona assim quao menor o espaço pistão cabeçote maior a taxa?
ResponderExcluirBoa noite cara então funciona assim quao menor o espaço pistão cabeçote maior a taxa?
ResponderExcluirpositivo mais tudo tem um limite amigo
ExcluirBoa noite Cássio assisto todos seus vídeos
ResponderExcluirGostaria de saber pq.montei a campana da biz e emmb.centrífuga igual VC.mostra no vídeo só que na hora que engato a marcha e pressionou o pedal de câmbio para baixo e mantendo pressionado era não para já sai andando que o certo era a moto ficar parada só que não tá acontecendo isso era sai andando direto pq?
Obrigado AG.resposta
Olá Casio tem como VC fazer um vídeo de como se limpa e regura um carburador da Twister CBX 250
ResponderExcluirOla Cássio estou em duvida em questão de taxamendo ,estou em um projeto em minha today estou usando virabrequim de 62,2 de curso e pistão 65 original de strada , estou usando cabeçote de 200 Paraguaia , mas estou em mente coloca um pistão de crf 230 , e queria saber qual taxa q devo usar em relação ao cabeçote?
ResponderExcluircomo fazer o des taxamento da xre 300 ?
ResponderExcluirOlá boa noite gostaria de saber se tem como medir altura de pistao, com aquele aparelho de mercúrio que é usado para medir altura de pistao de caminhão, e qual a altura boa pra deixar um pistão de 150 4mm injetada ??no podium
ResponderExcluirme explica melhor com usa essa formula ai pra converter PSI ou kg/cm² em taxa de compressão.
ResponderExcluircomo converter PSI ou kg/cm² em taxa de compressão.
ResponderExcluirOLA AMIGO CASSIO QUERIa TIRAR MINHA DUVIDA QUANTOS FICA PRA FAZER A PARTE DE CIMA DA 125 SUZUKI ATROPELO VALVULA
ResponderExcluirOla gostaria de saber como faco para calcular taxa de comressao de um motor com pistao taxado,sendo que o pistao passa quase meio mm acima do topo da camisa.mas o motor ja esta aberto.
ResponderExcluirBoa noite cassio gosto das suas explicações e eu venho pedir um ajudar eu tenho moto com painel analógico e coloquei o painel da 150 2015 porém não suberam colocar o medidor de velocidade vc pode me da uma ajuda me orientar por favor mestre marcelosena35@yahoo.com. br meu imail
ResponderExcluirIae Cássio admiro muito o seu trabalho parabéns mano, se vc puder posta um vídeo de montagem passo a passo do motor hornet 600cc, abraço...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIae Cássio admiro muito o seu trabalho parabéns mano, se vc puder posta um vídeo de montagem passo a passo do motor hornet 600cc, abraço...
ResponderExcluirgosto muito de motos tbm e agora que achei seu blog, gostei muito...parabens..voce conhece bastante e ainda divide conhecimento com as pessoas
ResponderExcluirgostaria de saber se vc tem video mostrando como troca a placa de partida e corrente comando da lander ou fazer 250. obrigado
Sim, e como calcular com o pistão mais alto ele sendo taxado ou cabeçudo?
ResponderExcluirpesso ajuda quero comandar corretinha de valva como ver guia dele em honda xl 125
ResponderExcluirIai Cássio td bem, sou Jhonny
ResponderExcluirtenho uma 150 sport kit 190 comando 310º carburado da Rd 26mm no alcool fiz os cálculos da taxa deu 11,4 Está bom ?
se minha taxa de compressão é 12:1, motor flex 1.6, quanto de etanol poderia colocar no álcool. Posso colocar gasolina , alcool e etanol?? em qual proporção. obrigado
ResponderExcluiresta taxa ai em cima e da ecosport, 1.6, 16v, freestyle e, estou anonimo pq não enho os perfis indicados na seleção
ResponderExcluirSou do tempo que se importava uma dúvida com os mecânicos mais atualizado!!! Meu nobre vc ta de parabéns!!! por tudo que tem apresentado!!! .
ResponderExcluirSou do tempo que se importava uma dúvida com os mecânicos mais atualizado!!! Meu nobre vc ta de parabéns!!! por tudo que tem apresentado!!! .
ResponderExcluirParabens Cassio gostei muito das dicas, estou montando minha titan 150 com pistao 4 mm e usando suas dicas descubri q vou ter qe plainar o cilindro e pistao pra almentar a compressao pra 11.2 pra andar no alcool, estou certo?
ResponderExcluirParabens Cassio gostei muito das dicas, estou montando minha titan 150 com pistao 4 mm e usando suas dicas descubri q vou ter qe plainar o cilindro e pistao pra almentar a compressao pra 11.2 pra andar no alcool, estou certo?
ResponderExcluirDaí Cassio n sei se pegasse um defeito na bis 125 2008 barulho metálico no motor lado esquerdo balançam comando e n sai barulho trabalho com moto mas este defeito não tá facil
ResponderExcluirBom dia Cássio adquirir uma suzuky yes 125 de amigo ele me disse que estáva
ResponderExcluirFumaçando muito pois resolvi ser curioso sou condutor escolar é gostaria de fazer o motor inteiro tem como vc me fornecer manual de montagem passo a passo obrigado Roberto
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ResponderExcluirQual a taxa de complesao boa para o pistao 70mm no motor da titan 150?
ResponderExcluirVai ser usado no alcoo.
Vo monta pistao 70mm virabrim cursado 6.6 biela maior 3.5 .
ExcluirQual a taxa de compresao no alcoo fica boa?
cassio qual o psi ideal para um motor de um cilindro no casa de moto preparado no alcool e na gasolina comum ?
ResponderExcluirCassio como devo monta os anel do pistao corretamente
ResponderExcluirOlá pessoal ! Eu tô precisando saber mesmo é a pressão do óleo da CG 125 99, medida lá no parafuso de verificação da tampa de válvula. Será que eu consigo interromper uma lâmpada espia usando uma "cebolinha" de óleo de um jet sky? Sei que não é o tema em pauta, mas se alguém puder comentar, eu agradeço.
ResponderExcluirMuito bom e muito esclarecedor! Você tem um grande conhecimento sobre motocicletas, meus parabéns!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMatéria muito bacana, me ajudou muito! Apesar que eu tenho uma Moto Suzuki e ela nunca me deu um problema. Incrível!
ResponderExcluirBom dia! como eu faço o calculo para eu saber quantos cm3 tenho q comer do cabeçote para diminuir a taxa de compressão da cb 300 para 8,1? isso é para eu ter uma ideia,para eu calcular quantos "mls" deve ter no cabeçote, e o espaço morto da cb 300 é o mesmo da 150?
ResponderExcluirMuito bom seu blog, tão bom quanto a Suzuki Motos , adorei!!!
ResponderExcluirbom dia cassio
ResponderExcluirbacana tenho um medidor de pressao do cilindro mas nao tenho a ponteira daoa rosca da vela da titan 150, tem ideia de onde posso conseguir?
bom dia, vc poderia me informar quantas ml te a camar de combustão da ybr 125, somente do cabeçote, sem contar com a do espaço morto entre pistão e borda da camisa...
ResponderExcluirparabens amigo....
ResponderExcluirPrimeiramente sou seu fã. Tenho uma pequena oficina de motos.as vezes tiro algumas dúvidas aqui no seu blog.por isso peço a vc mande uns vídeos aí 0ra mim se vc puder e claro .meu e-mail e
ResponderExcluirCarlosmetralha7@gmail.com
Bom dia tenho uma Titan 150 tem pistão 4'5 CRF câmera feita 70 mm afastamento de válvulas comando preparado mas o pistão tá 1 ou meio mm pra baixo da camisa.. e ela tá sem pegada não sei oq pode ser
ResponderExcluirOlá, estou prestes a comprar uma cg 125 mexida pistão de crf ....
ResponderExcluirPor ser mexida as valvulas e normal ter q regular elas mais vezes? Normal ela bater de leve? Quem puder me ajuda agradeço
Olá Cássio queria saber se para mudar o motor da minha fan 125 2011 para 150 precisaria trocar a biela ou oque devo trocar para obter bons resultados?
ResponderExcluirParabéns pelo canal aprendi bastante, muito sucesso em sua vida que Deus te abençoe.
ResponderExcluiro mano que sdd dos seus videos mecanico de verdade assim sao poucos obrigados cassio por nos ajudar espero que esteja bem fica com Deus mano
ResponderExcluirArtigo muito bom e completo! Vou agora olhar os próximos!!
ResponderExcluirBoa tarde Cassio. TENHO ACOMPANHADO SUAS APRESENTAÇOES, SÃO MUITO BOAS.
ResponderExcluirQUAL A BOBINA DE IGNIÇÃO ( FAISCA) PODE SUBSTITUIR A BOBINA DA XT600E 2001. A BOBINA ORIGINAL DA MINHA XT 600E AQUECEU DE MAIS, CERTAMENTE TÁ COM PROBLEMA.
Vc sabe informar a altura do pistao da falcon? (Do pino à cabeca)
ResponderExcluirOlá Cássio esse calculo pode ser feito em motores 2tempo também ?
ResponderExcluirOlá alguém sabe se é presciso coloca cola nas junta da parte de cima da moto
ResponderExcluirBom dia Cassio seus vídeos são maravilhosos ,gostaria de sabe qual o peso do aperto dos parafusos da campana da fazer 250
ResponderExcluirTenho um motor preparado de twister com 420cilindradas esta com 14.5 no álcool gostaria de saber c posso usar essa preparação na gasolina e quanto de taxa tenho q usar para não causar problemas preciso muito resolver isso
ResponderExcluirComo faço conhecer a mecanica 11 984041870 edmilson zap
ResponderExcluirTenho uma 150 sport com pino cursado 3 mm e pistão 4mm dando 195cc qual a taxa mais apropriada para ela?obg
ResponderExcluirPara qualquer calculo você usa esse "PIN"(O cálculo usado é o seguinte: este número eu vou demominar de PIN= 3.141592654) ???
ResponderExcluirSenão, como acho o valor de "PIN" ?
o "PIN" que ele fala é o mesmo PI que agente aprende na escola, esse valor nunca muda, pode usar 3,1416 que da na mesma.
ExcluirEu tava com um motor 170 de cg com 11:1 de taxa rodando na gasolina motor não aguentou ficou grilando teve pre ignição e quebrou canaleta, máxima taxa pra rodar na gasolina é 10,5 não pode passar disso
ResponderExcluirtenho uma duvida se colocar uma 150 com 10 de taxa e preciso mudar o comando?
ResponderExcluirOlá,quero aumentar a taxa de compressão da minha fan 150 para 10,5. Quanto devo retirar do cilindro e pistão, ou do cabeçote?
ResponderExcluirtenho uma duvida se colocar uma 150 com 10 de taxa e preciso mudar o comando? ou só retirar material do cabeçote já e o suficiente motor 150 injeção
ResponderExcluirPor onde anda o Cássio mecânico sumiu do YouTube e ninguém dá notícias dele sou um grande admirador do Cássio
ResponderExcluirOi Cassio, admiro o seu trabalho e conhecimento técnico. Só para dar uma ajuda o número 3,14159265 tem o nome de Pi, e é representado pela letra grega " π ", sendo gmuito utilizado para cálculo de volumes de cilindros [tal como o volume da camisa do pistão] e circunferências. O PIN [Personal Notification Number] refere-se a um 'número de identificação pessoal. PINs são códigos alfanuméricos ou numéricos de, no mínimo, quatro dígitos usados para acessar algum sistema de forma segura. Os números de identificação pessoal validam o login do usuário e são necessários em várias situações, incluindo operações bancárias, processamento de pagamentos, ativação de chips de telefonia móvel e desbloqueio de celulares. Sem querer ofender, é só uma ajuda pra gente diferenciar os conceitos de Pi [π] e PIN.
ResponderExcluirBoa tarde tem manual de serviço no blog
ResponderExcluirAlguém poderia me ajudar com a medida de óleo da tiver 900
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