Devido às constantes perguntas do pessoal, resolvi fazer um post à respeito das principais ferramentas utilizadas na montagem e desmontagem dos motores das motos de baixa e média cilindrada nacionais.
1º parte de baixo - lado esquerdo
Cinta fixadora de rotor (volante magnético)
Usado para fixar o volante magnético na montagem e desmontagem da peça, usado na maioria dos modelos de motores de motos de todas as marcas.
Fixador de rotor
Usado em modelos de motores mais antigos como Honda CG "85" e Yamaha RX 125 (exemplos)
Sacador de Rotor ou volante magnético
Os sacadores ou extratores de rotores são usados para retirar o volante ou rotor do virabrequim, as ferramentas variam de acordo com cada modelo por ano e marca. |
Extrator de engrenagem de comando do virabrequim
Utilizada para retirar a engrenagem de comando do virabrequim, este modelo da imagem acima é usado para retirar a engrenagem do comando das Cg titan 125 do ano de 1976 até 2008
Instalador de engrenagem de comando
Usado para instalar a engrenagem do comando no virabrequim Modelo CG
Instalador de virabrequim linha Honda
Utilizado para instalar o virabrequim em motores como CBX 250 Twister - Tornado / NX-4 Falcon / |
2º Parte de baixo lado direito.
Trava para desmontar filtro centrífugo Honda Titan 150 e 125
Utilizado para travar o virabrequim para fazer a soltura e aperto da porca do filtro centrífugo.
Fixador de virabrequim YBR 125
Utilizado para fixar o virabrequim dando condições de soltar a porca do virabrequim do lado direito da yamaha YBR 125.
Chave castelo
Usada para apertar e soltar a porca do filtro centrífugo em motores como CG-125 , XLR 125, Honda Biz, CBX 200 strada, Titan 150. Obs: cada modelo utiliza uma medida de chave castelo, algumas porcas de embreagem também utilizam as chaves castelo para aperto e soltura.
Fixadores de embreagem
Utilizados para fixar a embreagem dando condições de soltar ou apertar a porca do eixo primário da embreagem.
Extratores de rolamentos
Usado para fazer a aferição do virabrequim, ou seja verificar se o virabrequim está acima do limite de desalinhamento tolerável auxiliando no serviço de correção que dá pra se fazer utilizando um martelo de cobre anotando os pontos de desalinhamento no virabrequim e batendo na "bolacha" do virabrequim no sentido contrário onde aponta o pico de desalinhamento .
O gabarito é necessário para a instalação ou desmontagem da biela, lembrando que para efetuar a troca da biela também será necessário a utilização de uma prensa hidráulica. Após a instalação da biela se usa o aferidor para se acertar o alinhamento do virabrequim.
Vamos para a parte de cilindro e cabeçote
Compressor de anéis de Pistão
Usado para comprimir os anéis já montados no pistão para a instalação do pistão no cilindro, usado em motores bicilíndricos e de 4 cilindros .Medidor de compressão de cilindroUma ferramenta indispensável na sua oficina. |
Fixador da engrenagem de comando
Utilizado na fixação da engrenagem de comando de certos motores como por exemplo a Yamaha Fazer 250 e YBR, cada modelo utiliza uma ferramenta específica.
Compressor de mola de válvulas
Utilizado na montagem e desmontagem das válvulas do cabeçote.Multímetro
- Uma ferramenta essencial e indispensável para mecânicos profissionais para testes em componentes elétricos e eletrônicos das motos, medições de voltagem, carga da bateria, poderá realizar medições precisas de várias maneiras e em várias escalas.
- Ele auxilia o mecânico nas medições, diagnóstico de componentes queimados, evitando possíveis descargas elétricas e a queima de outros componentes.
- Realiza medidas de tensão DC e AC, corrente DC e AC, resistência e testes de linha viva.
Paquímetro
Usado para medir várias peças diâmetro interno e externo, orientando o mecânico sobre desgastes nas peças, existe o modelo analógico (da foto) e digital, com escala de centímetros, milímetros, decimais de milímetros, centesimais de milímetros e alguns aparelhos com milesimais de milímetros.Máquina de testes e limpeza de bico injetor
Utilizado para fazer vários testes e diagnóstico de possíveis defeitos ou danos nos bicos injetores e componentes do sistema de injeção eletrônica. Aparelho medidor de Pressão da bomba de combustível
Esse produto desempena e desamassa rodas de motos de aço e liga leve Máquina de retirar pneus
Utilizado na montagem e desmontagem das válvulas do cabeçote.
Multímetro
- Uma ferramenta essencial e indispensável para mecânicos profissionais para testes em componentes elétricos e eletrônicos das motos, medições de voltagem, carga da bateria, poderá realizar medições precisas de várias maneiras e em várias escalas.
- Ele auxilia o mecânico nas medições, diagnóstico de componentes queimados, evitando possíveis descargas elétricas e a queima de outros componentes.
- Realiza medidas de tensão DC e AC, corrente DC e AC, resistência e testes de linha viva.
Paquímetro
Usado para medir várias peças diâmetro interno e externo, orientando o mecânico sobre desgastes nas peças, existe o modelo analógico (da foto) e digital, com escala de centímetros, milímetros, decimais de milímetros, centesimais de milímetros e alguns aparelhos com milesimais de milímetros.
Máquina de testes e limpeza de bico injetor
Utilizado para fazer vários testes e diagnóstico de possíveis defeitos ou danos nos bicos injetores e componentes do sistema de injeção eletrônica.
Aparelho medidor de Pressão da bomba de combustível
Esse produto desempena e desamassa rodas de motos de aço e liga leve
Máquina de retirar pneus
https://img.lojadomecanico.com.br/IMAGENS/48/640/76516/Compressor-de-Mola-de-Valvulas-flibex-7801.JPG
https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_2X_939624-MLB47093019939_082021-F.webp
Olá Cássio, eu assisti o vídeo seu, sobre parte elétrica, e eu fiquei com uma duvida, e queria tirar essa dúvida com você sobre parte elétrica, sobre a verificação de continuidade e de resistência dos interruptores, e do circuito?
ResponderExcluira dúvida é a seguinte: a ponta de prova preta do multímetro tem que ser conectada sempre nos fios preto e verde que são o negativo e o terra, tem teste que as vezes não tem fio preto e nem verde, nos testes então, como eu faço pra saber em qual dos fios deve ser conectada a ponta de prova preta do multímetro sempre, porque nos manuais, relacionada a parte elétrica não fala que você deve conectar a ponta de prova vermelha do multímetro no fio tal e a ponta de prova vermelha no fio tal, porque se você trocar a posição das pontas de prova do multímetro nos fios pode dar errado, então se não fosse pedir demais uma explicação sua, sobre o assunto, eu agradeceria?
O terra , seja nos carros ou em motos será sempre conectado no chassis, como seria feito, um fio grosso, de pelo menos 2mm, sai do polo negativo da bateria e conecta no chassi, apartir desse fio ou do chassi teremos 0 volts ou o aterramento, por padrao de fabrica, nas motos honda é usado o fio verde para terra, mas pode se usar tb o preto ou o marrom, como no caso dos veiculos da fiat, entao pra vc ter o terra basta colocar a ponta no chassi, e a outra no fio que vc quer medir
ExcluirAmigão se for testar continuidade tanto faz a posição das pontas de prova, mas em outros tipos de teste sim as pontas trocadas fazem sim diferença.
Excluirgostaria de saber os preços das ferramentas de cada uma delas
ResponderExcluirOla Cássio. gostei muito de conheser seu Blog. Pretendo no futuro colocar uma oficina de motos. Mas vou precisar de sua ajuda, conheso muito de mecanica industrial e de veiculos, mas de moto só a satisfação de andar por aí. Vou comesar vasculhando as postagens de teu Blog, Um Grande Abraço.
ResponderExcluirparabens cara muito bom seus videos
ResponderExcluircassio os seus videos sao show de bola, principalmente para quem estar iniciando esta area de mecanica. abraços e sucesso
ResponderExcluirOlá Cássio, estou em São Luis - MA, e gostaria de ingressar nessa carreira profissional, mas onde moro não possui nenhuma empresa privada que possa fornecer um curso completo de mecânica de motocicleta, principalmente motores 4 cilindros.
ResponderExcluirA pergunta é: Qual o melhor curso que tem em São Paulo, mas que seja rápido?
A prática! Rs
ExcluirSENAI! ALEM DE SER O MELHOR CONCEITUADO, É ONDE AS CONCESSIONÁRIAS DE MOTO PROCURAM MECANICOS!
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ExcluirOla Cássio me chamo Ebenézer e tenho uma cbx200 strada atualmente ela esta fazendo um barulho como se fossem válvulas muito folgadas, porém mesmo regulando a uma folga de 0,5 ou 0,10 com o calibre, o barulho aparece, já troquei a corrente de comando com acionador, tensores e guias. Troquei também o comando e os balancins, chequei a borracha que tampa o furinho no topo do cabeçote onde passa o ólio. Este barulho as vezes some e volta. Se acelerar a moto e soltar o acelerador subindo bastante o giro o barulho para temporariamente depois volta. Gostaria de saber se você já viu algo parecido.
ResponderExcluirPode ser o guia de válvula de escape
ExcluirCom folga
Pode ser o guia de válvula de escape
ExcluirCom folga
Da uma olhada de na tampa de válvulas se você trocou pois tive um problema desse com uma biz que quase me deixou louco aí do nada me vem um amigo e pede pra olhar a tampa de válvulas nova elas vem tampada foi preciso escariar pois o comando batia nelas
ExcluirOla Cássio me chamo Ebenézer e tenho uma cbx200 strada atualmente ela esta fazendo um barulho como se fossem válvulas muito folgadas, porém mesmo regulando a uma folga de 0,5 ou 0,10 com o calibre, o barulho aparece, já troquei a corrente de comando com acionador, tensores e guias. Troquei também o comando e os balancins, chequei a borracha que tampa o furinho no topo do cabeçote onde passa o ólio. Este barulho as vezes some e volta. Se acelerar a moto e soltar o acelerador subindo bastante o giro o barulho para temporariamente depois volta. Gostaria de saber se você já viu algo parecido.
ResponderExcluirOla Casio preciso muito do manual de serviço da bros 150 2006
ResponderExcluirObrigado
joao mecanico BA
meu email é : jqml130669@hotmail.com
ResponderExcluirdesde ja agradeço
preciso muito do manual da bros 150 2006
João mecanico - BA
oi sou de Arapiraca e tenho uma oficina e queria sabe qual o torquimetro ideal para motos blz
ResponderExcluirParabens cassio seus videos é show parceiro.!!!
ResponderExcluire aí cassio beleza? hoje trabalho em uma oficina graças aos seus videos, com dois meses tinha feito o primeiro, então obrigado. mais preciso de uma ajuda sobre pastilhamento das valvulas da 250 e 300, folgas e tamanhos das pastilhas. desde já obrigado
ResponderExcluirJob 27 de agosto de 2015
ResponderExcluirParabéns, pelo trabalho apresentado nos vídeos, eu estava procurando um vídeo sobre montagem de motor, ai encontrei o seu, muito bom, cara. Conheço um pouco de mecânica de moto, através de seus vídeos, estou mexendo numa cg titan 125/96.
Mais uma vez, parabéns
Muito obrigado por conpartilhar sua esperiecia com nosco
ResponderExcluircassio nun e muito do assunto mas talves vc possa me ajudar,vc sabe me dizer como colocar virabrequim da xre na tornado?
ResponderExcluirOi !!Boa tarde !! Gostaria de saber se existe uma loja virtual que venda todas as ferramentas para desmontar e montar o motor da cbx 250 twister?
ResponderExcluirOlá cassio, acompanho seus videos.
ResponderExcluirtenho uma xlr125 2002 que ta apresentando vazamento no eixo de comando que fica visivel na lateral do cilindro, sei que tenho que trocar a guarnição, mas como sacar esse eixo?
Obrigado por dividir conosco sua experiancia.
olá Cassio, o que vc dispõe da kansas 150?
ResponderExcluirparabéns pela iniciativa de mostrar,seu trabalho isso que e ser profissional .
ResponderExcluirOLA CASIO PARABENS! GOSTARIA DE SABER QUAL TORKIMETRO CORRETO DEVO COMPRAR.
ResponderExcluirBlog dez valeu cara sou mecanico d carro mas mexo nais minha motor gosto d pó a mão na massa e vc da aquela ajuda atravez do blog com dicas e vídeo se ttiver algum grupo no zap add 083 9658
ResponderExcluir9256
Blog dez valeu cara sou mecanico d carro mas mexo nais minha motor gosto d pó a mão na massa e vc da aquela ajuda atravez do blog com dicas e vídeo se ttiver algum grupo no zap add 083 9658
ResponderExcluir9256
Bom dia Cássio vc poderia mi dizer se o cambio completo da Bros OHC daria certo na crf 230
ResponderExcluirCassio, boa tarde!
ResponderExcluirEsse jogo de compressor de anéis de pistão, encontro para compra no mercado comum ou tenho que encomendar? Quais as medidas das cintas?
Abs.
Carlos.
vc encontra na galmar ou loja do mecanico
ResponderExcluirvc encontra na galmar ou loja do mecanico
ResponderExcluirBoa noite Cássio estou com duvida no funcionamento do farol da Twister o positivo sai do comutador de partida por qual fio e como seria o funcionamento
ResponderExcluirBoa noite Cássio estou com duvida no funcionamento do farol da Twister o positivo sai do comutador de partida por qual fio e como seria o funcionamento
ResponderExcluirCara gostei muito do blog so queria uma ajuda sua ou de quem souber bem,eu tenho uma cg 99 ela ja nao.anda como quando era nova com certeza as peças internas devem estar gastas e vaza um.pouco de oleo por alguns parafuzos, entao a minha pergunta é oque eu poderia fazer para melhorar o desempenho dela, qual peças que ru poderia teocar, até. por que o.motor faz muito barulho ele bate bastante. agradeço a atenção
ResponderExcluirSó tem uma solução se a moto for muito rodada. Tira xerox do manual de serviço, tira o motor da moto e poe numa bancada e desmonta tudo e faça todas as mediçoes de acordo com as especificações técnicas. Substitua as peças que estão fora de medida, monte o motor, coloca na motoca e seja feliz!!! ficar trocando pecinha aqui e acolá não adianta.
ExcluirBom dia Cassio! É comum em uma batida com pouca velocidade, onde a moto pega de frente no retrovisor do carro, quebra o paralama dianteiro (isso é normal, mas, estragar o FREIO TRASEIRO?? Justo um item de segurança tão importante, que deveria ser bem resistente às piores batidas? A moto em questão é a Yamaha Factor 125/16.
ResponderExcluirmuito bom o blog cara por acaso vc tem o manual de serviços da titan 150 2005.
ResponderExcluirOi cassio tenho uma dúvida pois tenho uma moto cg 125 ano 2000 mais ela está com problemas quando o motor tá frio demora para ela ligar e quando vai sair também ela demora o motor fica sem força é as vezes desliga sozinho quando agente tenta sair é quando sai sai bem devagar é vai tomando embalo de pouco a pouco e somente quando o motor esquenta que volta a o normal é também quando agente acelera sai muita fumaça eu gostaria de saber o que pode ser?
ResponderExcluirolá Cassio sou o claudio mecanico de recife, trabalho com automoveis e apos ter conhecido seu canal pretendo trabalhar com motos, gostaria que vc me indica´se um site para a compra das ferramentas adequadas para trabalhar com motos, abraços.
ResponderExcluirque pneumática vc usa nos vídeos para parafusar os para fusos, queria adquiri um para min?
ResponderExcluirBoa tarde Cássio....muito 10 seus vídeos e postagens de explicações de dúvidas de nossos amigos e de ferramentas especiais...está de parabéns pelo seu magnífico trabalho.
ResponderExcluirCássio por quanto ta saindo o kit de cinta de anéis para motos...pega de qual CC até que tamanho...
Também tenho interesse nas ferramentas de travamento de motos pequenas e medias....
No mais muito obrigado por hora...bom fim de semana para vc e sua família e aos demais companheiros de trabalho seu....
Forte abraço.
Ass: Marcos Fujihara
Haa qualquer coisa meu email e..
centroestemotos@hotmail.com
Boa tarde Cássio....muito 10 seus vídeos e postagens de explicações de dúvidas de nossos amigos e de ferramentas especiais...está de parabéns pelo seu magnífico trabalho.
ResponderExcluirCássio por quanto ta saindo o kit de cinta de anéis para motos...pega de qual CC até que tamanho...
Também tenho interesse nas ferramentas de travamento de motos pequenas e medias....
No mais muito obrigado por hora...bom fim de semana para vc e sua família e aos demais companheiros de trabalho seu....
Forte abraço.
Ass: Marcos Fujihara
Haa qualquer coisa meu email e..
centroestemotos@hotmail.com
Opa! tudo na paz... Cassio tenho assistido seus videos, não sou mecânico de fato. Voce poderia me informar sobre curso de motores de moto.
ResponderExcluirAtt
Adhemar Conrado
conrado.mecanica@gmail.com
Ola boa noite meu nome e Leury e tenho uma cbr 450 sr ta com um barulho estranho no cilindro um barulhinho estralado continuo. Conhece dessa moto, preciso de um mecanico em brasilia df pra da uma olhada pra mim
ResponderExcluirSe souberem de alguem em brasilia df que possa me ajudar na mecanica da cbr 450 sr me avisem whatsapp 61999185691
ResponderExcluirQueria saber qual chave vc usa para sacar a engrenagem do comando que fica no virablekin da Cg 125 ano 99 por favor, e que tá dando trabalho e que tenho que tirar ela sem estragala. Vc pode me ajudar???
ResponderExcluirOla cassio nao sei se vc podera mim ajudar mas eu estou montando um motor de uma biz 100 2013 e nao tenho a junta da caixa de marcha sera que a da pop e a mesma?
ResponderExcluirDes de ja agradeço a atenção
Teria como atualizar as fotos ?
ResponderExcluirCássio, primeiramente gostaria de agradecer a disponibilidade dos conteúdos de seu blog e canal no YouTube. Tem sido de grande ajuda!
ResponderExcluirTenho vários cursos na área de usinagem mecânica e formacao técnica em mecânica
Sou apaixonado por mecânica e motos
Por conta dessa paixão estou interessado em me tornar mecânico de motos.
Porém em minha cidade não encontrei escolas que oferecem cursos de qualidade. Como não tenho experiência profissional na área, acho importante fazer um curso antes de ingressar em uma oficina de motos.
Gostaria de sua ajuda e dos demais colegas mecânicos para encontrar uma boa escola de mecânica pra motos e que ofereça curso à distância.
Desde já agradeço a colaboração.
Milton Pereira
Cássio, primeiramente gostaria de agradecer a disponibilidade dos conteúdos de seu blog e canal no YouTube. Tem sido de grande ajuda!
ResponderExcluirTenho vários cursos na área de usinagem mecânica e formacao técnica em mecânica
Sou apaixonado por mecânica e motos
Por conta dessa paixão estou interessado em me tornar mecânico de motos.
Porém em minha cidade não encontrei escolas que oferecem cursos de qualidade. Como não tenho experiência profissional na área, acho importante fazer um curso antes de ingressar em uma oficina de motos.
Gostaria de sua ajuda e dos demais colegas mecânicos para encontrar uma boa escola de mecânica pra motos e que ofereça curso à distância.
Desde já agradeço a colaboração.
Milton Pereira
Cássio, primeiramente gostaria de agradecer a disponibilidade dos conteúdos de seu blog e canal no YouTube. Tem sido de grande ajuda!
ResponderExcluirTenho vários cursos na área de usinagem mecânica e formacao técnica em mecânica
Sou apaixonado por mecânica e motos
Por conta dessa paixão estou interessado em me tornar mecânico de motos.
Porém em minha cidade não encontrei escolas que oferecem cursos de qualidade. Como não tenho experiência profissional na área, acho importante fazer um curso antes de ingressar em uma oficina de motos.
Gostaria de sua ajuda e dos demais colegas mecânicos para encontrar uma boa escola de mecânica pra motos e que ofereça curso à distância.
Desde já agradeço a colaboração.
Milton Pereira
bom dia gostaria de saber como faco pra mudar minha injeção pra carburaco sem precisar por a bobina de pulso sei q pode ser feito só q ainda não descobri se vc puder me responder agradeço
ResponderExcluirsendo q e uma titan 150 2011 e ajude se vc puder ok aguardo
ResponderExcluirsendo q e uma titan 150 2011 e ajude se vc puder ok aguardo
ResponderExcluirMuito bom mesmo, so nao sei porque metade das imagens nao abriram, de ter pego algum virus desse maldito vendedor de telas,
ResponderExcluirMuito bom mesmo! Para quem tem uma motocicleta suas dicas são indispensáveis!
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ResponderExcluirNossa, muito bom cara! Tenho uma Moto Suzuki que até agora não me deu trabalho, mas são dicas valiosas.
ResponderExcluirI am glad that i found information on the basic tools for the assembly and disassembly of motors, which i find very helpful. This is great information, since people will not only get to use the right tools but also leave their machines in order. With quality Literature Review Editing Help, there is no way a student can submit wrongly done work. Visit the link and be provided with the best kind of assistance.
ResponderExcluirola casio tenho uma xtz 125 e ela ta vazando combustivel no carburador o que pode ser???
ResponderExcluirParabéns e obrigado pelas úteis informações do Blog!
ResponderExcluirVídeos diretos e objetivos, sem perda de tempo!
Muito bom!
Cassio gostaria de saber qual a marca e o modelo da sua parafusadeira reta
ResponderExcluirmuito bom!
ResponderExcluiralguem tem o manual de serviço da NC750 2016 a cima, so teno o da 2013 ate 2015
ResponderExcluirOlá eu esto com uma suzuki ora com alavanca da embreagem guiando pq fazer obrigado se. Poder mim ajudar
ResponderExcluirApelou feio!
ResponderExcluirBom dia carssio eu montei o motor da 99 e ainda ficou com barulho. Parecendo no comando. O que poderia ser mas não botei a roela dos braços ocilantes pode calsar barulho
ResponderExcluircassio tem como passar o motor today para partida
ResponderExcluirMuito bom o artigo! continue assim!
ResponderExcluirAComercial JR Vende todos esses acessórios por um preço bom
Bom dia Cássio, gostaria de baixar o manual de peças da ténéré 250 2017, obrigado pela atenção, Waldo.
ResponderExcluirEstou começando esses artigos sobre moto de leilão se alguem tiver interesse: moto recuperada ou sinistradas
ResponderExcluirVou começar nesse ramo de motos e com um blog de motos de leilão seu site me ajudou muito , se alguem se interessar aqui
ResponderExcluir